Nossa Metodologia

 

Nós, do Centro Educacional Amora, estamos dedicados à nobre missão de promover a democratização da educação e cultura, visando enriquecer e valorizar integralmente o ser humano. Em todas as nossas atividades pedagógicas e culturais, comprometemo-nos a seguir os princípios fundamentais estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96.

Acreditamos que cada indivíduo, desde os primeiros passos na educação infantil até a formação completa, merece acesso equitativo a oportunidades educacionais que não apenas desenvolvam conhecimentos acadêmicos, mas também promovam valores éticos, sociais e culturais essenciais. Nossa abordagem educacional busca não apenas transmitir conteúdos curriculares, mas também cultivar habilidades críticas, criativas e emocionais que são fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.

A Educação Infantil

Na Educação Infantil, a construção do conhecimento se dá de forma integrada aos Campos de Experiência estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses Campos são áreas que orientam as práticas pedagógicas, garantindo que as crianças vivenciem aprendizados significativos e adequados ao seu desenvolvimento integral.

Os Campos de Experiência definidos pela BNCC abrangem diferentes aspectos fundamentais para o desenvolvimento das crianças:

O Eu, o Outro e o Nós: Este campo enfoca as relações interpessoais, a construção da identidade e o desenvolvimento de valores éticos e sociais desde os primeiros anos de vida;

Corpo, Gestos e Movimentos: Aqui, é valorizada a exploração do próprio corpo, do movimento e das possibilidades sensoriais e motoras das crianças, contribuindo para sua consciência corporal e habilidades motoras;

Traços, Sons, Cores e Formas: Este campo proporciona às crianças a oportunidade de explorar expressão, comunicação e linguagem visual através da experimentação com diferentes materiais e técnicas artísticas;

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações: Focado no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, este campo ajuda as crianças a compreenderem relações espaciais e temporais, além de quantidades e transformações no ambiente ao seu redor;

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Promovendo a ampliação da linguagem oral, escrita e imagética, este campo estimula a expressão criativa e o pensamento crítico das crianças, incentivando sua capacidade de comunicar ideias e sentimentos;

A integração dos objetivos de aprendizagem da BNCC com os Campos de Experiência proporciona um ambiente educacional enriquecedor e estimulante. Nele, as crianças não apenas adquirem noções, habilidades, atitudes, valores e afetos de forma natural e progressiva, mas também constroem um repertório sólido de aprendizados significativos ao longo de sua jornada escolar.

 

O Ensino Fundamental I e II

No Ensino Fundamental, adotamos como proposta pedagógica a corrente progressista Crítico-Social dos Conteúdos, que enfatiza não apenas a construção do conhecimento, mas também a função transformadora da educação na sociedade. Reconhecemos a importância fundamental de garantir que os alunos não apenas absorvam os conteúdos curriculares, mas também compreendam sua relevância e aplicabilidade no contexto humano e social.

Para nós, da Escola Amora, a difusão de conteúdos é uma das tarefas primordiais da escola. Entendemos que os conhecimentos acumulados ao longo da história pela humanidade devem ser transmitidos de maneira significativa, conectando-se com a realidade e os desafios contemporâneos enfrentados pelos estudantes. Dessa forma, buscamos não apenas transmitir informações, mas também estimular o pensamento crítico, a reflexão e a capacidade dos alunos de analisar e questionar o mundo ao seu redor.

Nosso compromisso vai além do ensino puramente técnico; visa formar cidadãos conscientes, capazes de contribuir positivamente para a sociedade. Acreditamos que uma educação eficaz não pode negligenciar a dimensão humana e social dos conteúdos abordados, pois é através dessa compreensão que os alunos se tornam agentes de mudança e progresso em suas comunidades e no mundo.

Portanto, seguimos firmemente o princípio de que os conhecimentos compartilhados em sala de aula devem estar intrinsecamente ligados à sua significação humana e social, proporcionando aos nossos alunos não apenas uma base sólida de aprendizado, mas também uma compreensão ampla e crítica do papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

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